Buscar processo     
Veja aqui o arquivo de videos.
Prefeitura Municipal de Goiânia
Governo do Estado de Goiás
Governo Federal
Sindicato dos Funcionários do Legislativo Goianiense
Acompanhe-nos

Siga-nos no Twitter Acompanhe-nos no YouTube Acompanhe nossas notícias através do nosso RSS Acesse a nossa fanpage
As Mulheres

          Mulher e o poder

          Desde a primeira legislatura, as mulheres participam de forma significativa nas decisões da Casa, deixando claro que romperam a última barreira ainda existente no caminho da emancipação feminina - o poder político. Ana Braga, por exemplo, a primeira a ser eleita em 1947, era odiada, amada e admirada por seus pares. Ela se destacava, principalmente, pelo empenho e dedicação na lide de legislar por toda a comunidade goianiense - e não só em causa própria.

          Hoje os tempos são outros, mas as mulheres continuam mostrando trabalho. O tom rosa-choque de seus discursos significa, sim, um toque feminino, mas tem a força de quem sabe de sua importância no processo de consolidação política da Capital.


Mulheres no poder

Ana Pereira Braga
Empossada em 1947, foi a primeira a proferir discurso sobre a importância da mulher na política. Eleita deputada, recebeu votos em todos os municípios goianos. Era da UDN.

Goianita Segurado Bessa
Natural da antiga Vila Boa, primeira Capital do Estado, foi eleita em 1972, pela ARENA, participando da 8ª Legislatura. Exerceu um mandato participativo e atuante.

Rose Cruvinel
Eleita em 1987, pelo PMDB, para a 11ª Legislatura, foi reeleita em 92 e 96. A ocupação desordenada da Capital caracterizou sua maior preocupação, com vários projetos neste sentido.

Maria José C. de Oliveira
Natural de Catalão, participou das duas primeiras Legislaturas pelo PSD. Apesar de fazer oposição à Ana Braga, que era udenista, não se furtava em defender as causas femininas.

Denise Carvalho
Primeira comunista eleita, em 1987 (PC do B) participou da 11ª Legislatura. Em 1990, disputou uma vaga na Assembléia Legislativa, sendo a mais votada na Capital. Foi reeleita em 1994.

Olivia Vieira
Suplente na 11ª Legislatura, pelo PC do B, assumiu a vaga deixada por Denise Carvalho. Foi reeleita em 92 e 96. Enfermeira formada, é conhecida por sua aguerrida atuação na área da Saúde.

Maria Dagmar B. Miranda
Natural de Coutinho, no Espírito Santo, foi eleita em 1982, pelo PMDB, para a 10ª Legislatura. Primeira secretária, fazia dobradinha com Conceição Gayer, sua colega de partido.

Maria Conceição Gayer Lima
Goiana de Caiapônia, foi eleita em 1982, pelo PMDB, para a 10ª Legislatura. Assumiu a presidência da Casa de 1º a 9/02/83. Depois assumiu como Delegada do Consumidor.

Marina Sant´Anna
Participou de duas Legislaturas, a 11ª e a 12ª, pelo PT. Ocupou cargos de relevância dentro do diretório municipal de seu partido. A Cultura, em toda a sua abrangência, foi seu espaço de luta.

Vânia Martins
Delegada de polícia (de carreira), sua determinada atuação a levou ao Legislativo, onde também se destacou. Eleita em 1992, pelo PMDB, participou da 12ª Legislatura.

Julieta Fleury da Silva e Souza
Vereadora na 1ª Legislatura pelo PSD, foi, junto com Ana Braga e Maria José Oliveira, uma das primeiras mulheres a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia.

Neusa Luis Pereira
Paulista de Presidente Prudente, foi eleita em 1976, pelo MDB, participando da 9ª Legislatura. Mais tarde, aderiu à Arena, mas não perdeu sua forma aguerrida de legislar.

Silene de Andrade
Eleita em 1962, pelo PSP, participou da 5ª Legislatura. Pernambucana de Jaboatão, se destacou pela competência e seriedade com que sempre conduziu o trabalho parlamentar.

Câmara Municipal de Goiânia Av. Goiás, 2001 Setor Central - Goiânia - GO 74.063-900 Fone (62) 3524-4200