Buscar processo     
Veja aqui o arquivo de videos.
Prefeitura Municipal de Goiânia
Governo do Estado de Goiás
Governo Federal
Sindicato dos Funcionários do Legislativo Goianiense
Acompanhe-nos

Siga-nos no Twitter Acompanhe-nos no YouTube Acompanhe nossas notícias através do nosso RSS Acesse a nossa fanpage
Homens de Ouro
         Os sete homens de ouro

         Houve um momento na Câmara em que um grupo de sete vereadores exerceram grande influência nos destinos da Casa e da capital.

         Eram Os Sete Homens de Ouro: Bráulio Afonso de Morais, Darcizo de Souza (depois, José Luciano), Germino Alves Pereira, José Eduardo Nascimento, Pedro Xavier Teixeira, Ubaldino Rodrigues Rocha e Zeuxis Gomes de Morais. Tanto fizeram que quase elegeram o seu líder, Zeuxis de Morais - exímio articulador, conhecido como o Portelinha de Goiás (referência a Petrônio Portela), prefeito de Goiânia.

         A força dos Sete Homens de Ouro se dava porque, com mais dois votos, alcançavam a maioria na Câmara, que tinha apenas 17 vereadores. Pois esse grupo, quando da escolha do novo governador do Estado, no final do governo Irapuan Costa Júnior, provocou uma série de encontros com todos os postulantes ao cargo. Nesses encontros, os vereadores faziam várias exigências, como participação maior de Goiânia no governo em postos de interesse da cidade, que na época eram geralmente dirigidos por pessoas de outras localidades. Uma vitória expressiva da época foi a realização de um grande congresso estadual de vereadores, idealizado por Zeuxis. Participaram do evento o Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria Estadual do Interior e Justiça. E o resultado foi a autonomia dos Legislativos municipais e a elaboração de 80 orçamentos de municípios goianos.

         Os Sete Homens de Ouro nunca perderam uma causa dentro do Legislativo. Tiveram atuação decisiva na eleição de três presidentes da Casa - Paulo Silva, Daniel Antônio e Bráulio de Morais - e na cassação de outro, José Elias. Foram eles, por exemplo, que conseguiram aprovar todas as leis de uso do solo da Capital. Por conta dessa força, Zeuxis concorreu diretamente com Hélio Mauro à indicação de prefeito de Goiânia, que seria feita pelo governador Irapuan Costa Júnior. Não fosse uma intervenção de Jarbas Passarinho no último momento, Zeuxis teria se tornado prefeito. Em lugar disso, virou secretário de Obras de Hélio, a quem Irapuan tinha pedido que se aproximasse dos Sete Homens de Ouro.

         Mais tarde, na 12ª Legislatura, um outro grupo também atuou com destaque na Câmara. Era formado por onze vereadores, os mesmos que quase foram impedidos de assumir suas vagas na Casa porque a Justiça entendia que Goiânia tinha menos de um milhão de habitantes. Por força do Art. 4º, Res. Nº 26, de 10/12/91, do Regimento Interno, eles assumiram e passaram a atuar em bloco, mantendo a unidade que os levaram a buscar juntos o direito de cumprir o mandato aprovado pelas urnas, formando um Legislativo com 33 vereadores.

Câmara Municipal de Goiânia Av. Goiás, 2001 Setor Central - Goiânia - GO 74.063-900 Fone (62) 3524-4200